Esta ação expirou!

Brasil sem Frestas

Quando
06/07/2018 - 31/12/2020
Localização

Curitiba, PR, Brasil

Líderes
Sobre

Usando caixinhas de leite e muita boa vontade, voluntários do Brasil sem Frestas se esforçam para impedir que a chuva e o frio entrem em casas com condições precárias!

Tânia Ribas é uma curitibana que nunca teve aulas de arquitetura ou engenharia civil. Mesmo assim, a dona de casa que vive no Tingui já ajudou a melhorar as características térmicas de 30 casas em Curitiba e região. Responsável pelo projeto Brasil Sem Frestas na cidade, ela usa caixas de leite vazias para forrar casas de madeira que, sem esse recurso, ficam à mercê do vento e da chuva.

A ideia nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, com a química Maria Luisa Camozzato. Preocupada com a população mais pobre da cidade, ela encontrou nas embalagens cartonadas o material ideal para promover a vedação de casas de madeira. As caixas de leite são compostas por seis camadas, segundo a Tetra Pak, empresa criadora desse tipo de envase. De fora para dentro, há uma camada de plástico, uma de papelão, outra camada de plástico, uma de alumínio e, por fim, mais duas folhas de plástico. Essas características tornam as caixinhas impermeáveis e fazem delas um ótimo isolante térmico.

Como eu posso ajudar?

É simples! Bastar trazer na unidade a+ Matriz, caixas tipo tetra pak (leite, suco, água de coco) toda segunda-feira, das 11:00 às 13:00h e, entrega-las para equipe da Brasanitas. As caixas precisam ser limpas e secas e, orientamos fazer um pequeno corte em uma das pontas para esvaziá-las.

Quer saber mais sobre o projeto e ser um voluntário ativo na vedação de casas? Participe da palestra que será ministrada por Tânia Ribas, responsável pelo projeto, no dia 17 de agosto às 11 horas na sala de treinamento da unidade a+ Matriz.

Todo terceiro sábado do mês, a equipe do projeto irá montar as casas. A ação ocorre entre 08:30 e 16:00. A saída é da residência da Tânia, no bairro Bacacheri. Os contatos são feitos através do WhatsApp. Cada um precisa levar a própria comida, o deslocamento é por conta do voluntário (não é indicado usar o banheiro ou dependências das casa, e sim a associação dos moradores do bairro).

Contato da Tânia: (41) 98449-5213

Seja solidário e participe desta ação!